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5 Maneiras de se identificar com o seu público e criar uma audiência verdadeira

  • Foto do escritor: Vini de Lima
    Vini de Lima
  • 24 de out. de 2024
  • 7 min de leitura

Quando você está criando conteúdo para a internet, é normal que venha uma pergunta à sua cabeça. Para simplificar, vamos tratar dela aqui no português simples: “QUEM SE IMPORTA?”. É claro que, quando você chega nessa pergunta, é perfeitamente normal que passe por momentos intimidadores e que desafiam muito a sua vontade de começar. Mas não precisa se preocupar! Seja você um criador de conteúdo novo ou alguém que já tem o pé na estrada há um tempo, a Blue Moon está aqui para te ajudar! E nesse artigo, vamos te ajudar com cinco maneiras de identificar os gostos do seu público e transformar ouvintes, espectadores e views em uma verdadeira comunidade engajada e pronta para abraçar a sua causa e a da sua marca!

1. Entendendo o seu Conteúdo

É claro que não há maneira melhor de começar a criar uma comunidade do que entendendo o seu conteúdo, como você o faz e o que ele tem a dizer às pessoas. Nesse momento, quer você já tenha começado a produzir ou não, é importante avaliar o que faz de você especial. Será que é o jeito que você fala? Será que são os assuntos que você traz? Ou seria o jeito que você edita o seu conteúdo que faz com que as pessoas queiram voltar para ver – ou ouvir – mais do que você tem a dizer?


Vamos olhar para alguns exemplos?

Déia Freitas e seu jeito único de contar histórias

Mesmo sendo uma precursora no ramo de conteúdo, não há como negar que hoje temos vários outros programas que simulam o que Déia Freitas vem fazendo a anos no podcast de sucesso “Não Inviabilize”. Mas o que a torna tão única em um mar de conteúdos parecidos?

Essa pergunta é muito facilmente respondida quando você escuta o programa com ouvidos atentos.


O jeito de falar da Déia é, ao mesmo tempo, único e familiar. É algo que você nunca ouviu antes, mas ao mesmo tempo algo que você tem certeza que já ouviu na vida real de pessoas com as quais você provavelmente tem afeto.


Assim as histórias, que a primeira vista podem parecer o ponto chave do sucesso, se tornam coadjuvantes ao carisma de quem as conta. Quando um fã retorna ao podcast, ele está menos interessado na história em si e mais interessado em como a apresentadora irá contá-la. Quais são os pontos que a emocionam? Quando ela perde a paciência? Quais são os pensamentos de Déia em relação à história contada?

Evidentemente que, para o sucesso estrondoso, o conteúdo conta também com uma qualidade técnica impecável, seja na escolha das histórias que vão ao ar ou na edição. Nada passa desapercebido.


O que a diferencia desse mar de conteúdo é o primor em sua principal característica - o carisma – sem deixar que a qualidade técnica do conteúdo caia.


Podemos notar isso também em outros programas, sejam eles podcasts, canais de conteúdo no YouTube ou TikToks. Temos Rossandro Klinjey com seu jeito único de cativar quem passa por períodos difíceis na vida, Daniel Cady e seu primor técnico em conselhos nutricionais e o famoso “Medo e Delírio em Brasília”, que não abre mão de suas muitas vinhetas.

2. Entendendo os seus comentários

Olhar os comentários no conteúdo que você produziu com tanto carinho pode doer. Ao mesmo tempo em que lidamos com o engajamento – que é o maior objetivo de qualquer criador de conteúdo -, lidamos também com o nosso próprio ego e muitas vezes as críticas podem ser duras.


Mas por mais que alguns comentários possam ser maldosos – afinal estamos falando da criação de conteúdo na internet -, é importante que você não desvie o olhar e leia todos eles. Isso vai te ajudar a entender como o público absorve o que você tem a dizer.


E ao entender os comentários - como eles são escritos, com quem você é comparado, em quais horários eles são escritos - é a sua maior mina de ouro. Com isso, você pode basear todas as suas estratégias, sendo elas de publicação, edição, gravação e até mesmo no seu tom de voz. Nos próximos passos, vamos entender um pouco mais sobre o que os comentários tem a dizer sobre cada uma dessas coisas então fique com a gente até o final para garantir que, a partir de hoje, seu conteúdo será elevado ao próximo nível!

Agora, se você ainda não começou o seu conteúdo, há uma outra maneira de fazer isso: aprendendo com o público que assiste conteúdos parecidos com o que você quer criar!

Procure por pessoas que falem dos assuntos que você quer abordar, ou que tenham uma edição em que você se inspira e leia os comentários nas postagens deles. Assim, você pode aprender com os erros de outras pessoas, identificar pontos fortes parecidos e pré-moldar a sua maneira de fazer conteúdo para atender um público que você já sabe que existe e sabe do que gosta.


3. Entendendo os seus horários

Se você trabalha com o YouTube, você provavelmente já viu a página “público”, que destaca os horários em que a maioria do seu público está online. Mas por mais que esses sejam dados interessantíssimos de se olhar – e que podem te guiar muito no começo da sua jornada -, para criar uma verdadeira comunidade é preciso se aproveitar do máximo que o algoritmo pode te oferecer e do máximo de ajuda que você só vai conseguir analisando ao máximo todos os dados possíveis de sua criação - seja ela um podcast, um programa no YouTube ou até mesmo um canal de cortes.


Por mais que possa parecer contra intuitivo, nem sempre seguir os horários em que o seu público está mais ativo é a melhor das ideias. Em alguns casos, essa pode ser uma coisa ruim a se fazer.


Quando o YouTube te fornece esses dados, ele não leva em consideração o período online do seu público mais ativo – aqueles que deixam uma curtida, que comentam, que engajam de verdade com o seu conteúdo - e como o engajamento é a alma do algoritmo, é extremamente necessário que você se atente à essas pessoas.


Quando um vídeo é postado e não recebe o número de likes e comentários necessários para torná-lo relevante, você se torna dependente da sua base de público mais próxima - amigos, familiares, colegas de trabalho – para tentar fazer com que o conteúdo seja espalhado. Agora, quando você entende os horários em que mais recebe comentários e adequa as suas publicações a eles, você joga o jogo das redes sociais e mostra pra elas que o seu conteúdo é relevante para as pessoas e começa a trabalhar junto ao algoritmo.


Quando você não se atenta a isso, você passa a trabalhar contra ou apesar do algoritmo, o que geralmente não traz grandes chances de sucesso ao conteúdo que você criou. E como sempre dizemos aqui na Blue Moon, não importa que você crie o melhor conteúdo do mundo, se ele nã for visto por ninguém, será apenas perdido aos ventos.

4. Entendendo a sua frequência

É perfeitamente natural que você assimile a máxima de quanto mais, melhor ao criar o seu conteúdo. Afinal, quanto mais material você colocar no mundo, maiores as suas chances de ser notado, certo?


Não diríamos que essa resposta é certa nem errada. Como tudo que diz respeito à criação de conteúdo, nossa resposta é: depende.


É claro que, se você estiver no seu ápice criativo, quanto mais conteúdo você produzir, melhor. Aproveite esse momento e crie, descubra, reinvente. Se torne a pessoa que tem mais arquivos do que pode contar em uma mão, mas evite publicá-los de uma só vez. Lembre-se: a criatividade pode se esgotar tão rápido quanto ela se eleva e o que o algoritmo mais preza é a consistência.


Publicar vídeos todos os dias pode ser uma boa estratégia caso você esteja trabalhando com o TikTok ou os Shorts, mas é importante que você avalie muito bem o que você almeja que seu conteúdo se torne. Uma sobrecarga de shorts em um canal do YouTube focado em vídeos longos, por exemplo, pode te trazer um grande boom de seguidores no começo, mas a maior parte desse número vai te consumir apenas como um canal de Shorts, o que pode fazer com que o seu conteúdo mais longo não tenha o alcance que você precisa para tornar o seu conteúdo mais longevo.


Por outro lado, contar apenas com as chances do feed normal do YouTube, sem fazer o uso dos Shorts, pode fazer com que a sua mensagem não se espalhe o suficiente, por isso é importante que você sempre mantenha um canal ativo e em equilíbrio.


Mesmo com tudo isso, é importante manter a máxima: constância é a coisa mais importante que você pode ter no seu conteúdo. Então, se você consegue postar todas as semanas, lembre-se de criar gavetas - conteúdos que estão prontos mas ainda não estão publicados -. Se você posta quinzenalmente, tente deixar o conteúdo já agendado para publicação. Isso evita que você se esqueça do calendário e acabe ficando sem postagens naquela semana.

5. Entendendo o mundo além de você

Por último, é sempre importante manter uma coisa em mente: existem outras pessoas que produzem conteúdos parecidos com os seus.


Isso não é uma coisa ruim. Muito pelo contrário. É importante que você se mantenha antenado nos comentários, nas novas maneiras de edição, nos novos temas abordados e em como eles são abordados pelos criadores que estão no seu mesmo nicho. Isso pode te ajudar a criar conteúdo colaborativo e também a guiar a sua criação de pautas. Não é um problema recriar uma pauta que vem fazendo sucesso, desde que ela seja feita à sua maneira. Lembra do exemplo dado no início, sobre Déia Freitas? Muitas vezes um conteúdo pode mudar completamente dependendo do seu ponto forte e de como você o aborda.


Você pode também usar esses conteúdos como uma maneira de prever o que virá depois – as famosas trends, na linguagem publicitária.


Se todos estão falando de assunto X, é muito provável que o interesse no assunto Y, que é relacionado, comecem a aumentar também.

Produzir um conteúdo engajável e de qualidade pode ser uma tarefa muito difícil e que envolve ainda mais análises e um trabalho diário, o que pode acabar assustando qualquer um. Mas não há com o que se preocupar. Aqui na Blue Moon, temos uma equipe qualificada que irá olhar para cada um desses tópicos apresentados – e muito mais – de maneira diária, libertando a sua equipe para trabalhar no ápice de seu momento criativo! E tudo isso mantendo em mente uma qualidade técnica impecável que só quem já trabalhou com alguns dos maiores programas do país pode trazer ao seu projeto! Precisa de ajuda? É só preencher o formulário de contato que a gente te socorre! Vai levar menos de dois minutos :D

 
 
 

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